24 de março de 2012

Espíritos de Gelo por Raphael Draccon

Espíritos de gelo, do autor Raphael Draccon
ISBN: 9788580442861 
Editora: Leya  
Ano de lançamento: 2011 
Número de páginas: 176  


Um homem acorda acorrentado com os braços para cima em uma sala escura, com dois torturadores vestidos com detalhes masoquistas ao lado e um interrogador baixinho, vestido com roupas sociais e uma camisa surrada do Black Sabbath. Eles o informam que ele acordou em uma banheira sem um rim e sofreu um choque amnésico, que o impede de lembrar os detalhes. Assim sendo, eles partem do princípio de que outros choques traumáticos podem desbloquear essas memórias, se necessários. E se iniciam as piores partes. O livro faz referências à lenda urbana da banheira de gelo, às lendas ao redor da história do rock’n roll e até às motivações e psicologia ao redor da criação de lendas urbanas.

Surpreendente. Primeiro livro que li do autor brasileiro Raphael Draccon superou todas as expectativas. 
Resolvi apostar nos livros do Draccon e comprei Dragões de Éter e Espíritos de Gelo todos de uma vez, no início do livro eu não estava apostando muito, era uma narrativa diferente, uma história confusa e muitas referências que me deixavam perdido. Mas, bastaram algumas folhas para o livro não sair mais das minhas mãos até que eu o terminasse.

O livro conta a história de um homem que acorda acorrentado, e está sendo interrogado e torturado por três sujeitos que precisam de uma informação que foi "trancada" no cérebro do rapaz após um trauma que ele sofreu. Ele foi encontrado pelos carrascos, desmaiado, em uma banheira cheia de gelo e com um corte no abdômen. O rapaz, filho de pais separados, mora com o pai, um grande empresário dono de uma agência publicitária, e após a sua morte, ele assume a empresa, e, digamos, não se dá muito bem na administração dela. Com várias desilusões pessoais, e após uma tentativa de suicídio, ele conhece Mariana, e envolve-se com ela.

O livro é inundado de referências do mundo nerd e geek, e para alguns leitores pode ser um pouco cansativo, mas depois que você é envolvido pela trama, todas elas se tornam interessantes e inteligentes. O livro não é dividido em capítulos, acho que o nome mais apropriado seria cenas, sim, durante a leitura você se move no tempo e no espaço, e é informado quando isso acontece pelo titulo dos "capítulos". 

"Existem três coisas capazes de virar a cabeça de uma pessoa: o amor, dinheiro e poder. Dê ou retire qualquer um desses itens, e ela enlouquece."

 Achei o final um pouco confuso, o desfecho de toda a história acaba se amontoando, e requer uma atenção maior do leitor. A linguagem é totalmente informal, e não é indicado para pessoas que não gostam de ver nos livros palavras de baixo calão e descrições detalhadas de atos sexuais. Mas, fora isso, é muitíssimo bom.

Onde comprarAmericanas  - Submarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário